segunda-feira, agosto 13, 2007

Educação




Se não posso, de um lado, estimular os sonhos impossíveis, não devo, de outro, negar a quem sonha o direito de sonhar."
Este era o pensamento de Paulo Freire. Homem que sonhou, discutiu, "pelejou" por uma mudança na educação.
Me formei em Letras, mas nunca me aventurei a entrar em uma sala de aula. Amo estudar, amo escrever, amo discutir literatura. Ando querendo me tornar professora e olho para as pessoas e pergunto "Será que dou conta?" Vejo, professores desmotivados me olhando de soslaio. "Você tem certeza que você quer entrar nesse mundo da educação?" Certeza não tenho, mas sinto que tenho o dever de tentar retribuir aquilo que recebi, no mínimo.
Se serei uma boa professora, não sei, mas quero tentar, sinto que anda me faltando plantar, jogar sementes, e quem sabe ver brotar, nem que seja apenas uma planta. O trabalho burocrático não me faz sentir que faço a diferença. Se farei como professora, aí... é como o pão que se sova e põe no forno, vai crescer?
Nessa minha caminhada pró-professora, uma cena vai ficar guardada, contava para alguns amigos que ia fazer o concurso da prefeitura, uma amiga, a Célia, não me disse nada, apenas sorriu e me abraçou!!!
Coragem, Coragem já dizia um dos mestres que respeito, Benê, grande Benê!Me ensinou a não ter medo de arriscar e ainda um outro professor que sempre dizia, no seu jeito tranqüilo de ser, cabelos branquinhos, ensinava Geografia, plantava fé e dizia '
"FÉ EM DEUS E PÉ NA TÁBOA"<

Nenhum comentário: